terça-feira, julho 27, 2010

E por falar Cores


Há vários estudos, "teorias","conceitos" e trabalhos com as cores, tanto na psicologia, na arte, publicidade, decoração e na educação com a Arte Terapia.

Muitos conhecem o círculo cromático, formado por cores quentes e frias. Cores quentes são o amarelo e o vermelho, assim como as outras cores em que eles prevalecem. Cores Frias , o azul e o verde, assim como as outras cores em que eles prevalecem. Cores Complementares São as cores opostas no círculo cromático e tem muito contraste.

Quando comecei a tentar aprender crochet, a manta ripple, que estou terminando, comecei a ver sites com quadrados, círulos , cheio de cores, super coloridos. E como durante algum tempo estudei mandalas, fiz Ikebana, por isso, durante um tempo fui buscar saber mais sobre as cores . A Ikebana, é outra coisa que é uma maravilha também. Fiquei maravilhada, ao ver a criatividade e as cores que as tricoteiras e crocheteiras, misturam. Parece meio bobo né? E você pode se perguntar, mas você percebeu isso agora? Pois é....

No Oriente, a criação de uma mandala, atende quase sempre motivações religiosas. Chamadas de “yantras”. No Ocidente as mandalas, são criadas para uso arquitetônico e decoração, e muitos não têm noção de sua importância vibracional. Quadrado – A geometria de uma mandala, cria vibração numérica, para quem gosta de numerologia. O quadrado, tem a vibração do número quatro, ainda que essa seja uma simbologia. O simbolismo do quadrado é a matéria. Seria o mundo das realizações, o nosso mundo material. Chama nosso inconsciente para a mundança. Círculo – O círculo sempre existe numa mandala, e mesmo sendo o square, se começa com um círculo. O círculo, separa o sagrado do profano. O simbolismo do círculo é indicar a ação de Deus. Ele é o símbolo do Céu. Sem falar de pentágono e pentagramas, hexágono e estrelas. Que tem uma simbologia numérica. Dicas de terapeutas com as cores, procuramos sempre uma cor, depois pensamos o que fazer para ficar legal, com aquele novelo. Então...

As cores
Vermelho – É estimulante e ativa, o vermelho afasta a depressão. É a cor da conquista das paixões. Mas, que deve ser bem usada.
Amarela – É ativadora e dinâmica, o amarelo traz muitas idéias, afasta ideias fixas, aumenta capacidade de raciocínio.
Azul – É calmante e equilibradora, É a cor dos acordos. Traz paz.
Laranja – O laranja é restauradora e regeneradora. O laranja soma a ação do vermelho. Quando buscamos o laranja , inconscientemente buscamos mudar pensamentos e ações desgastantes
Verde – O verde é calmante, corretiva e curativa.
Lilás – O lilás é profundamente espiritual, mística e religiosa. Formado pelas cores (vermelha e azul) que são opostas. É a união física com o amor mais elevado.

Sem falar que quando trabalhamos com nossos novelos, caminhamos no mundo das cores, creio que trabalhamos também todo esse processo de estudo, portanto, acredito também, que a cada cor que pegamos, é uma terapia que estamos fazendo.

Na filosofia, a etimologia da palavra Terapia, do grego Therapéia, quer dizer ‘assistir’, ‘cuidar’, ‘tratar’ ou ‘velar’ pelo ser.
Fonte: da Etimologia da palavra: professora da puc, Dulce Critelli.

Cruzes!!! Como falei hoje!!!

8 comentários:

Márcia disse...

Nossa que post bacana... e ultimamente a cor que me chama atenção é o amarelo e o laranja... tava olhando minha colcha e são essas cores q estão predominando... sem querer ou querendo... a fase não anda lá essas coisas e estou em busca de renovação. Trabalhar com cores é a melhor coisa do mundo. Muito obrigada por compartilhar essas teorias todas. Vou até imprimir. Beijão!

Marcia Quadrado disse...

Oi Maria,
Adorei o post! Eu gosto de todas as cores. Acho que cada cor é bonita para alguma coisa ou em algum momento.

Bjs,
Marcia Quadrado

Suzi Musse disse...

Oi Florinda
Gostei desssa terapia das cores. Muito interessante. Já tinha ouvido falar.
è bem asim mesmo.
Obrigada pelos elogios, eu mereço . hahahah
fiz ótima viagem. Maceió é muito linda mesmo.
Agora estamos de volta.
Bjos amiga

Anônimo disse...

Muito legal, adoeri aprender sobre as cores, que sao lindas poe sinal!!!!
Bom fim de semana amiga
bjs

Maria das Graças - Graça disse...

Meninas Márcia. :), e estou na fase do azul, verde e amarelo, me pego sem querer "querendo" numa dessas. Também adoro todas as cores.

Marico disse...

Eu gosto de azul e lilás. Agradeço as informações.
bjs

Regina disse...

Eu sou como a Marico minhas cores preferidas são o azul e o lilás. Adorei o post. bjss

Judy disse...

Muito legal o post...
Instrutivo e por que não dizer terapêutico, foi uma viagem no sentido das cores!
Bjs

Valentina ♥